enquanto eu não volto...

abandono o meu corpo devagar lamentando cada milésimo de segundo... alguém cuidará dele enquanto eu não volto?

sexta-feira, dezembro 09, 2005

A serra é minha!

Já lá vão uns poucos anos que pela primeira vez enfrentei o nevoeiro, as silvas, o tojo e o carrasco e com as minhas fieis amigas entrei serra adentro, perdendo-me para me encontrar, levando-me à exaustão para deixar novas energias me invadirem, temendo o desconhecido para me sentir vitoriosa de regresso a casa...

Já lá vão uns poucos anos que Sintra era minha.

Partilhava-a com os meus convidados e tolerava uns tantos malucos com quem me cruzava muito esporadicamente, como aqueles que uma vez desciam o trilho que eu subia e que provavelmente por andarem a fazer o mesmo que eu, tinham o mesmo cuidado que eu na escolha da idumentária o que fazia da dupla uma visão assustadora e traziam um cão com ar feroz (e terrivelmente despenteado!). Como ía a subir e já bastante cansanda estava a olhar para o chão e só reparei que se aproximava alguém quando as cadelas começaram a correr para cumprimentar aquele simpático grupo. Confesso que de repente fiquei um bocado assustada. Até há bem pouco tempo os meus passeios restringiam-se ao paredão (que na altura também ainda era meu... pelo menos à noite, quando ainda não estava iluminado e pouca gente se aventurava por lá mas mesmo o paredão à noite parecia menos assustador do que estar ali no meio do nada onde ninguém me poderia socorrer caso... bom... não vale a pena estar a imaginar cenários de terror, para isso já tenho os meus animados sonhos, aqui na vida real essas coisas não me vão acontecer! Afinal os tipos eram pessoas normais que me disseram boa tarde e seguiram caminho chamando o Pilas, o cão despenteado e farrusco que afinal era um pacholas.

Havia ainda aquele grupo de doidos alucinados que desciam (e ainda descem) a serra de bicicleta a abrir por trilhos por eles criados e desenhados, com rampas, e montes de coisas giras para os afixionados das brincadeiras com binas. Quem já se cruzou com tal grupo sabe que só se ouvem quando já estão relativamente perto e passam num abrir e fechar de olhos, como se tivessemos tido uma alucinação! Esses malucos, apesar do perigo que representam para as minhas cadelas, merecem especial admiração da minha parte.

Depois um ou outro ciclista isolado ou em grupos mais pequenos a circular pelos caminhos mais normais e a velocidades menos vertiginosas. Uns tantos jeeps e motas que por se ouvirem à distância dava para controlar as despassaradas das minhas cadelas que ainda não perceberam o que é que são bermas.

Embora descreva aqui uma grande variedade de aves raras com quem partilhava Sintra, podiam passar semanas e semanas em que não me cruzava com ninguém, se evitasse certos locais, claro! Preciso dizer que na altura eu era muito mais regular nestas andanças e estava lá 2-3xs por semana.

Agora porém não se pode ir a lado nenhum que não estejam lá já 2 ou 3 carros estacionados, bicicletas é aos magotes, famílias inteiras, grupos de pessoas a andar em percurso que já foram marcados sem que me perguntassem nada, invasores... INVASORES! A serra é minha, ouviram? Esses caminhos que vocês percorrem fui eu que os descobri! Muitas pernas esfoladas e arranhadas por desbravar esses caminhos que entretanto os gajos dos Serviços Florestais resolveram abrir. Violaram, rasgaram, devassaram a minha serra... Minha! Voltem para o shopping que fato de treino já não vos falta!

Até filmam aquela coisa da tropa com o José Castelo Branco num dos meus sítios... aquele sítio que por ser tão especial estava reservado a ocasiões solenes... tudo vedado!

Pronto! Já mandei vir! Continuo zangada mas pelos menos já desabafei!

7 Comments:

  • At sábado, dezembro 10, 2005 12:51:00 da tarde, Blogger Pekala said…

    também não gosto nada que me lixem os cantinho secretos,fico fula!

     
  • At sábado, dezembro 10, 2005 9:04:00 da tarde, Blogger a said…

    Fogo... conseguiste ler isto tudo! Pois é! Como aqueles bocadinhos de praia que de um ano para o outro deixam de ser desertos... vai uma pessoa gozar o dia à praia, anda kilometros a pé pela areia com as sandocas e o litro e meio de água e anda e anda e anda até que chega à outra praia sem encontrar um quiet spot! Beijinhos

     
  • At domingo, dezembro 11, 2005 3:02:00 da tarde, Blogger Sonia Almeida said…

    compreendo-te perfeitamente. eu passo ferias todos os anos perto de gois, tenho os meus cantinhos secretos, pedaços do rio que são quase só meus. agora aquilo virou moda de turismo e concentração motard, e é ver milhares de pessoas por lá a passear, esventrando pedaços que eram só meus. enfim, suponho que seja o que eles chamam "progresso"...
    beijinhos

     
  • At terça-feira, dezembro 13, 2005 11:27:00 da tarde, Blogger a said…

    sonia... progresso! Pois! esse dito progresso tem feito muita porcaria por esse pais fora! É uma pena pq temos coisas tão bonitas por ai que se fossem exploradas com algum critério... mas não é fácil conciliar os critérios de cada um! beijinhos

    Manuel... O Guincho Manuel? o Guincho já era! Quando eu era pequenina a minha mãe levava-nos lá e era quase uma aventura... a praia não tinha quase ninguém... só alguns estrangueiros, malta do windsurf (na altura ainda eram poucos tb!) e pronto... toneladas de sítio para estacionar e claro... muito vento e frio! (adorava o Guincho mas já não é meu há muito tempo!)

     
  • At quarta-feira, dezembro 14, 2005 1:54:00 da manhã, Blogger bonifaceo said…

    Só gosto de andar por cantinhos desses secretos acompanhado, porque sou um gajo um pouco medricas :D e acho que às vezes com razão, com tanta coisa que se ouve...
    Mas percebi a coisa, é chato quando um dos nosso lugares predilectos deixa de ter aquele sossego a que estávamos habituados e por isso gostávamos tanto dele.

     
  • At domingo, dezembro 18, 2005 1:48:00 da manhã, Blogger Pekala said…

    um bom exemplo de lugar secreto?vivi quase toda a minha vida no bairro alto e agora cada vez que lá vou tenho um desgosto...

     
  • At terça-feira, agosto 15, 2006 6:54:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
    »

     

Enviar um comentário

<< Home